quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CENÁRIO DO ESCRITÓRIO LOCAL DE MARCELINO VIEIRA
















EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO  RURAL – RN
ESCRITÓRIO LOCAL DE MARCELINO VIEIRA –RN
                       O escritório   local de marcelino vieira –rn , desenvolve várias atividades no município no que diz respeito a agricultura familiar. Dentre elas o crédito rural  pelo pronaf, fne,  rural , agro –amigo e  muitas outras  atividades que propicia o bem estar das familias rurais .
                        Entre estas atividades realizadas no município, poderemos citar o  programa jica/girrasol,  programa este que tem como finalidade a “inclusão social através do incentivo á produção de culturas para geração de bioenergia em nossa região , estado e país. Este programa tem aparceria da jica ( Agência de Cooperação Internacional do Japão ), governo federal e  do estado do Rio Grande do Norte , Prefeitura Municípal de  Marcelino Vieira, da Secretária da Agricultura do Estado e do Município , Emater-rn , Emparn e demais instituições voltadas para a  agricultura do nosso estado.
                     O projeto está sendo desenvolvido  e tem duração de 04 (quatro ) anos, teve sua implantação em  abril de 2009 e será finalizado em março de 2013.
                     As atividades a estão sendo desenvolvidas na comunidade rural no sítio  vaca morta. Durante o projeto o decorrer da ação, estão sendo desenvolvidas as seguintes ativividades: a seleção dos agricultores  consolidadação de uma cooperativa, construção de um galpão, implantação de uma extratora de óleo  orientação e assistência técnica para o cultivo de oleaginosas e culturas de subsistência propiciando o  desenvolvimento da agricultura sustentável. Com a  consolidação da cooperativa agricola, teremos a garantia da comercialização do grão e ou/ óleo, incentivo também a outras atividades como a apicultura, bovinocultura ,  ampliando as possibilidades de atividades desenvolvidas pelos nossos agricultores envolvidos no projeto.
                  Uma segunda linha de ação diz respeito ao Programa “ Compra Direta", projeto este que é gerenciado pelo governo federal em parceria com o governo do estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municípal de Marcelino Vieira –RN.
                    O programa em nosso município conta com a participação de 52 (cinquenta e dois produtores familiares) e tem como objetivo principal produzirem e vendederem a preço justo seus  produtos, os quais são  repassados as instituições  educacionais e carentes do nosso município, como forma de complementar a merenda escolar e   contribuir para a melhoria do desenvolvimento educacional de nossa cidade e dos nossos alunos carentes da rede pública municipal e estadual do estado. 
                  Os produtos entregues ao projeto são:  carne bovina , carne caprina , queijo de coalho , mel de abelha , cocadas, docê de leite , docê de goiaba e muitos outros,  sempre com o acompanhamento de uma nutricionista e um médico veterinário ambos contratados pela prefeitura municípal, que tem por objetivo principal  acompanhar a distribuição dos produtos, orientar no cardápio escolar e fiscalizar os produtos em boas práticas de fabricação e manuseio dos mesmos.

Autor: Miguel Cavalcante
                         

                                                        

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reunião de avaliação de propostas do Programa Compra Direta.


A equipe técnica da Regional de Pau dos ferros da emater,juntamente com a equipe técnica do escritório de Marcelino Vieira,realizaram reunião sobre o programa compra direta no dia 08/11/2010 na câmara municipal de Marcelino Vieira RN.Antes de iniciar a reunião,os técnicos da emater Regional de Pau dos ferros representados pela gestora Sônia Cabral,Rodrigo Alves(engenheiro agrônomo),Taciana Feitosa(nutricionista),Miguel Giordano(Veterinário)e Wolmer(engenheiro agrônomo),juntamente com o responsável pelo escritório local José Miguel(técnico agrícola),estiveram visitando as instalações do compra direta no município,para ver como funciona todo processo de recebimento,verificação da data de validade,se as embalagens estão sem amassos,ferrugens ou abertas e se o alimento fresco está firme,maduro,sem fungos,com cor viva e cheiro agradável.Logo após essa visita a equipe dirigiu-se a câmara municipal,onde os técnicos da emater regional juntamente com os técnicos locais, prestaram esclarecimentos sobre o programa compra direta.
Sônia Cabral(gestora regional) fez a abertura do evento,o técnico local José Miguel saudou a todos os presentes,reforçando a importância do programa para o desenvolvimento da agricultura familiar do município.Foram também chamados para falar sobre a execução do programa,o engenheiro agrônomo Rodrigo Alves,que executa a parte burocrática juntamente com Isac Luiz,técnico agrícola,em seguida a assistente social Suiann Rosângela saudou a todos e disse está na Emater a disposição para apoiar o agricultor familiar e sua família,dando ênfase a importância do programa na economia do município e na vida do agricultor familiar.A nutricionista Taciana Feitosa falou muito claramente sobre a importância do armazenamento e higienização dos alimentos.Foi um momento muito rico de discurssão e esclarecimentos sobre o programa compra direta.

Autor: Suiann Rosângela

 Sônia Cabral Gerente Regional EMATER

 Miguel (Emater de Marcelino Vieira e Rodrigo (Emater de Rafael Fernandes)
Taciana Feitosa ( Nutricionista da Regional da EMATER)

Taciana Feitosa ( Nutricionista da Regional da EMATER) Miguel ( Médico Veterinário Regional da EMATER)
Suiann Rosângela ( Assistente Social da Emater de Marcelino Vieira)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

I Encontro sobre o desenvolvimento sustentável do Girassol no Município de Marcelino Vieira


Realizou-se no dia 23 de novembro de 2010 o I Encontro Municipal sobre a cultura do girassol, onde foram discutidos os principais problemas desta cultura no município de  Marcelino Vieira, a atuação da Jica e suas perspectivas para o desenvolvimento sustentável do município. Também foi colocado em discussão o plano safra para a cultura do girassol referente ao ano de 2011 e o panorama do desenvolvimento do girassol na região. A reunião contou com a presença das principais autoridades do município e teve como finalidade fortalecer os trabalhos relativos a divulgação da cultura do girassol. Todas as atividades foram coordenadas pela equipe multidisciplinar da Emater local e contou com o apoio dos parceiros no desenvolvimentos dos trabalhos relativas ao projeto, como a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, que contribuirá com o corte de terra, a EMPARN que fornecerá as sementes para o plantio das áreas e a EMATER que auxiliará na prestação  da assessoria técnica. Este encontro possibilitou a divulgação da cultura do girassol no município e firmou um compromisso entre as partes envolvidas de viabilizar o cultivo de pelo menos 20 ha desta cultura na região de Marcelino Vieira. Compareceram a reunião aproximadamente 40 trabalhadores(as), os quais apontaram os problemas dessa cultura na nossa região e os entraves para a consolidação  cadeia do girassol. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Marcelino Vieira, no horário das 14 as 16:30 h e contou com uma programação voltada as necessidades locais, apontando meios para o pleno desenvolvimento da cultura do girassol, suas  perspectivas e viabilidades técnicas.


Ana Kojima - JICA
Miguel da EMATER
Plenaria - I Encontro Sobre a Cultura do Girassol

Junior Engenheiro Agrônomo
Sônia Cabral - Gerente Regional da EMATER


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Capacitação sobre compostagem (JICA/EMATER)




Nos dias 10 e 11 de novembro, foram realizadas duas capacitações sobre compostagem nos municípios de Lucrécia e Marcelino Vieira, estas atividades foram ministrados pelo Engenheiro Agrônomo Junior Barbosa da Emater de Marcelino Vieira. A oficina faz parte programação da JICA no sentido de garantir o uso de tecnologias alternativas para a produção de girassol nos dois municípios. Foram capacitados um total de 40 trabalhadores(as), os quais puderam ver na prática como preparar uma pilha de composto, seus benefícios, aplicações, processos etc. Foi alertado também sobre o desconhecimento dos trabalhadores em relação ao uso da própria adubação orgânica, no caso esterco bovino, pois a maioria dos agricultores veem este material como rejeito, um impecilho a produção, fato que tem desencadeado um subaproveitameto deste produto na região. Também foram discutidas formas e manejo da adubação com indicações de quantidade, disponibilidade de nutrientes no solo, translocação, absorção, deficiências nutricionais e como usar de forma eficiente os diversos tipos de adubação orgânica.
Foi repassado no treinamento que o  método de compostagem é uma das técnicas mais fáceis de aproveitamento de resíduos sólidos, podendo ser utlizado para a produção de composto o lixo orgânico domiciliar, restos de cultura, esterco, material palhoso etc. Esta técnica proporciona um elevado teor de nutrientes, dentre eles o próprio NPK, largamente utilizado na agricultura convencional. A compostagem também  inativar ou inviabilizar a germinação de sementes de ervas daninhas, devido ao próprio processo de decomposição da matéria orgânica, o qual pode chegar a temperatura de até 70ºC. O  tempo necessário para se efetuar a compostagem pode chegar até a 120 dias, sendo que quanto mais fragmentado o material  a ser utilizado no processo, menor o tempo de decomposição.

 Na sequência: Edson, Francimar, Pastor, Miguel, Junior Barbosa, Hermes

 Ana Kojima e Miguel

Preparo da leira de composto- Marcelino Vieira/RN


Preparo da leira - resto da cultura do coco - Marcelino Vieira/RN

Equipe de trabalhadores de Lucrecía - Curso de Compostagem

Instruções a equipe de produtores em Lucrécia - Curso de compostagem

Montagem da leira de composto - Lucrécia - RN


Finalização de leira de composto - Lucrécia/RN

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estruturação do Escritório Local da EMATER de Marcelino Vieira - RN



O escritório local da EMATER de Marcelino Vieira - RN, recebeu ontem dia 03 de novembro da regional de Pau dos Ferros um novo automóvel Fiat Uno, no sentido de melhorar os trabalhos realizados pela equipe de extensionistas do município. O carro era um solitação antiga da equipe e após várias negociações foi finalmente oficializada. Este veículo vem demonstrar o comprometimento da Gestora Regional Sônica Cabral com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável da região. Este veículo vem possibilitar uma maior eficiência dos trabalhos realizados pela equipe local, já que a zona rural do município tem um difícil acesso devido principalmente as estradas e a própria distância de algumas comunidades. O escritório também recebeu no início de outubro uma impressora multifuncional com scaner, fax e copiadora o que dinamizou os trabalhos administrativos, agilizando os processos internos e a elaboração de projetos. Todos estes investimentos tem possibilitado uma melhoria significativa nos trabalhos realizados e possibilitado um melhor acompanhamento dos projetos elaborados,  pois contamos atualmente com mais de 530 propostas aprovadas pelo PRONAF. Também somos um dos municípios que mais tem cumprido com seus compromissos junto ao Banco do Nordeste, fato este que foi citado em reunião recente na ASSEMA com representantes do BNB.
Nas atividades de extensão rural e organização comunitária, o município conta com 25 associações as quais facilitam os trabalhos da equipe técnica no sentido de orientar e divulgar as ações realizadas no município. Estas associações necessitam de uma maior atenção relacionada as questões administrativas e financeiras, neste sentido a Assistente Social da EMATER tem orientado as diretorias quanto aos aspectos administrativos e viabilizado informações que garantam uma melhor estruturação destas associações. A nossa equipe conta atualmente com 5 profissionais (1 Engenheiro Agrônomo, 2 Técnicos em Agropecuária, 1 Assistente Social e 1 Auxiliar Administrativo), o que tem possibilitado uma melhoria dos trabalho realizados no município, buscando uma inserção da área social no contexto das discussões relacionados a agricultura familiar, a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e a integração da mulher no universo das ações ligadas as associações.