segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EVENTO DE DIVULGAÇÃO DO GIRASSOL - PEÇA "ALEGRIA MEU POVO O GIRASSOL CHEGOU"

"





Dando continuidade aos eventos de divulgação do projeto do girassol. A EMATER de Marcelino Vieira em parceira com a JICA  realizou neste dia 27 de fevereiro de 2011 no Mercado público apresentação do Projeto e apresentação de peça teatral do grupo AMIGOS DA ARTE com o seguinte tema: Alegria meu Povo o girassol chegou. O texto retrata as dificuldades que a equipe que coordena o projeto vem enfrentando em implantar o girassol no município, trás em tom de brincadeira as várias faces do trabalho de extensão e aponta de forma brilhante a realidade vivenciado por quem trabalha no projeto. O evento teve como objetivo divulgar os trabalhos relativos à cultura do girassol no município de Lucrecia e Marcelino Vieira. O projeto denominado de  “INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DE INCENTIVO A PRODUÇÃO  DE OLEAGINOASA PARA GERAÇÃO  DE BIOENERGIA NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO", tem como parceiros a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) Governo do Estado do Rio Grande do Norte, SAPE, EMATER, EMPARN, UFERSA, UERN, Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, Prefeitura Municipal de Lucrécia, COAAF (Cooperativa Agroindustrial de Agricultores Familiares de Marcelino Vieira) e COAFAL (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Lucrécia). O evento teve aproximadamente 200 pessoas do município. Antes da apresentação da peça teatral a equipe local da EMATER realizou apresentação do Projeto, mostrando toda sua importância e seus principais objetivos. O extencionista Miguel Cavalcante fez uma apresentação sobre o Projeto, ressaltando todos os benefícios que ele trará a população, aproveitou o espaço agradeceu o empenho da equipe, principalmente a Júnior que tem sido essencial na mobilização,  expressou todo seu orgulho e seu amor pela Profissão, ele nos deu uma verdadeira aula sobre o que é fazer Extensão rural com amor. Foi um momento muito rico e muito aplaudido por todos os presentes. A assistente social Suiann Divulgou todas as ações realizadas através da Jica, Embrapa, Prefeitura e outros parceiros, reforçando que apesar de todas as dificuldades e de toda a redução de gastos, a equipe continua lutando e promovendo eventos que só estão sendo possíveis diante da existência do projeto e do apoio que a JICA tem contribuído com as ações. Agradecemos à participação de toda a comunidade e aproveitamos mais uma vez para dizer que todo o sucesso do nosso trabalho só é possível porque realizamos um trabalho em equipe, buscando sempre oferecer uma assistência técnica de qualidade, respeitando e valorizando nosso público alvo que são os agricultores familiares do município.










domingo, 27 de fevereiro de 2011

AVISO


A coordenação do projeto do girassol  em parceria com a o Escritório Local da EMATER, Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), COAAF (Cooperativa Agroindustrial de Agricultores Familiares de Marcelino Vieira) e a Prefeitura Municipal,avisa que em função da chuva de ontem a peça teatral denominada: "ALEGRIA MEU POVO O GIRASSOL CHEGOU", apresentada pelo grupo de teatro "AMIGOS DA ARTE.foi adiada para hoje dia 27 de fevereiro, e será realizada no Mercado Público de Marcelino Viera as 19:30. Aproveitamos para pedir a compreensão de todos ,e reforçamos que a presença da comunidade é essencial.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

INTOXICAÇÃO DE ANIMAIS POR TINGUI - SÍTIO COITO


Em virtude do período de inverno há proporcionalmente um aumento da oferta de forragem nativa e consequentemente um maior desenvolvimento de espécies relatadas como tóxicas, como é o caso do Tingui (Mascagnia rígida Griseb), que é altamente palatável aos animais e causa na grande maioria dos casos a morte dos animais quando ingerida. Atualmente em Marcelino Vieira, mas precisamente no  assentamento Coito, tem ocorrido alguns casos de morte de animais por tingui , o que tem motivado os extensionista do escritório local da EMATER  a buscar maiores informações sobre sua fisilogia  e tratamento curativo. A Mascagnia rigida Griseb e uma planta da família Malpighiaceae conhecida como tingui, vegeta em vários estados brasileiros, especialmente nos estados do Nordeste e Minas Gerais. É apontada como uma planta tóxica pertencente ao grupo que causa intoxicação aguda, em que a morte é precedida apenas por um curto período de sinais clínicos e, muitas vezes, sem sinais prévios. Quanto ao gênero Mascagnia, sua toxicidade é relatada desde a década de 40. Animais intoxicados apresentam sinais neurológicos, fraqueza, tremoresmusculares, saltos, posição de decúbito lateral, prostração, convulsões, paralisia e morte. Poucos são os trabalhos que relatam os princípios ativos isolados da espécie M. rigida. Tokarnia et al. (1961), ao intoxicarem experimentalmente bovinos com M. rigida, relataram que os únicos sinais observados foram diminuição até a perda do apetite e depressão, mas esses não ocorreram em todos os animais que morreram. Os autores também não conseguiram determinar a quantidade da planta necessária para levar a óbito a espécie bovina, pois quantidades muito maiores que aquelas que mataram certos animais não causaram a morte em outros. Quanto ao estudo fitoquímico da M. rigida, Nascimento e Habermehl (1995) isolaram das folhas um glicosídeo, o nafto-γ-pirona. Saad et al. (1970), ao estudarem outra espécie de Mascagnia (M. publiflora), relataram a presença de glicosídeos cardioativos quimicamente positivos para açúcares desoxi e para núcleo esteroidal. Apesar de a M. rigida representar um importante problema econômico para a pecuária, pouco se sabe sobre os seus princípios tóxicos e seu modo de ação. A recomendação veterinária para animais intoxicados e procurar movimentar os animais com calma, deixá-lo em repouso, com fornecimento de água avontade e procurar combater as áreas infestadas com o arranquio das plantas e marcação das áreas mais infestadas.

Texto: Junior Barbosa
Bibliografia:

PEREIRA, A.S.; SANTOS, L.F.L.; NUNESPINHEIRO, D.C.S. Alterações bioquímicas e patológicas em caprinos intoxicados por tingui (Mascagnia rigida). In: CONGRESSO PANAMERICANO DE CIÊNCIAS
VETERINÁRIAS, 15., 1996. Anais... Campo Grande, 1996. v.1, p.152.

NASCIMENTO, M.S.; HABERMEHL, G.G. Two naphto-pyrone glycosides from Mascagnia rigida. Fitoterapia, v.46, p.539-542, 1995.

SAAD, A.D.; ANDRADE, S.O.; AGUIAR, A.A. The toxic effects of Mascagnia publiflora (Juss.) Griseb. An. Acad. Brasil. Cienc., v.42, p.235- 244, 1970.

TOKARNIA, C.H.; CANELLA, C.F.C.; DÖBEREINER, J. Intoxicação por um “tingui” (Mascagnia rigida Griseb.) em bovinos no Nordeste do Brasil. Arq. Inst. Biol. Anim., v.4, p.203-215, 1961.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA GRUPO AMIGOS DA ARTE



A coordenação do projeto do girassol  em parceiria com a o Escritório Local da EMATER, Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), COAAF (Cooperativa Agroindustrial de Agricultores Familiares de Marcelino Vieira) e a Prefeitura Municipal, tem a honra de convidar toda comunidade vieirense a participar neste dia 26 de fevereiro de 2011 as 19:30 h no anfiteatro de uma peça teatral denominada: "ALEGRIA MEU POVO O GIRASSOL CHEGOU", apresentada pelo grupo de teatro "AMIGOS DA ARTE.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!!!!!!!!!!

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

ASSESSORIA TÉCNICA AOS PRODUTORES DE GIRASSOL


Em visita realizada no dia 22 de fevereiro de 2011 pela articuladora da JICA Ana Kojima e o Extensionista da Emater Junior Barbosa aos produtores de girassol no município de Marcelino Vieira, foi possível detectar um avanço considerável da atividade no município, com uma ação maior do que o esperado pela equipe de coordenação. Alguns produtores tiveram suas plantações atacadas pela lagarta rosca, a qual dizimou não só a cultura do girassol, mas também as áreas de cultivo do milho, feijão e pastagens. No momento houve uma diminuição acentuada do ataque desta lagarta, o que tem motivado os trabalhadores a reiniciar o plantio, pois segundo as últimas previsões da EMPARN há uma probabilidade das chuvas se estenderem até o mês de maio de 2011 o que vai garantir uma boa distribuição de chuvas ao longo do ciclo das culturas. Na viagem de ontem foram visitados as comunidades da Vaca Morta, Coito, Barra do Catolé e Fechado. O girassol nessas comunidades encontra-se em período inicial de desenvolvimento, estando algumas áreas com aproximadamente 25 dias de germinação, com uma altura de 25 cm. Não foi detectado o ataque de pragas nas áreas visitadas, sendo recomendado o uso do óleo de algodão e extrato de neem como forma de controle alternativo. O restante das áreas do município que ainda não foram feitas o corte de terra pela Prefeitura Municipal, serão agendadas ainda esta semana para serem concluídos os trabalhos de finalização do plantio.

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

Área na Vaca Morte - Hermes

Área na Vaca Morta - 25 dias de germinação

Área do Coito - Vicente Vaqueiro


Jacinto - Barra do Catolé

Área no Fechado - Raimundo Duarte (1 ha)

Luiz Bernado _ Coito (1 ha)


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PALMA FORRAGEIRA - UMA ALTERNATIVA PARA A ALIMENTAÇÃO ANIMAL



Em visita nesta terça-feira dia 22 de fevereiro a região do Fechado, município de Marcelino Vieira,  me deparei com um cena incomum no município, um plantio de palma forrageira em pleno desenvolvimento, apresentando excelente formação da raquete, distribuição uniforme de brotos e altura em torno de 1,20 m. Este plantio vem contrapor a realidade vivenciada no município, pois grande parte dos trabalhadores não acreditam no pleno desenvolvimento desta cultura, atribuindo problemas quanto a sua formação, desenvolvimento e sanidade. Vale salientar que na nossa região não há ocorrência ainda da cochonilha do carmim (Dactylopius oputiae), o que nos credencia ainda mais a usar e abusar dessa cultura, falo assim pois vi o quanto o pecuarista da nossa região tem sofrido quanto a alimentação dos animais no período de seca.

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ASSOCIATIVISMO EM MARCELINO VIEIRA - REESTRUTURAÇÃO E AUTONOMIA


O município de Marcelino Vieira é um dos municípios do estado do Rio Grande do Norte onde há um dos maiores índices de associativismo no meio rural, são atualmente 26 associações distribuidas em quase todas as comunidades. Este trabalho deve-se em parte a organização participativa que o escritório local da EMATER vem implementando ao longo de toda sua existência no município e o seu  compromisso com desenvolvimento rural. Este trabalho tem gerado grandes resultados, pois boa parte dos  investimentos no na zona rual de Marcelino Vieira só foram possíveis devido a existência do fator organizativo de suas comunidades. É importante lembrar que o modelo associativista exige das pessoas regras e comportamentos universais, na medida em que bens e costumes são compartilhados. Baseada na palavra associação, que nada mais é que uma organização de pessoas para um interesse comum (segundo o dicionário), o associativismo tem sido a saída que vários grupos de empreendedores encontraram para aumentar a competitividade, reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços. Empresas e profissionais que atuam no mesmo ramo, se reúnem para analisar as oportunidades a serem exploradas, bem como as deficiências que devem ser sanadas. Neste sentido, consensualmente, os direitos e deveres são iguais. Ao associar-se o indivíduo assume perante o processo assoativista responsabilidades, direitos e deveres perante seu estatuo social, bem como a valorização do princípio ético perante a sua linha de atuação. O modelo associativista é autônomo e a partir de sua formalização tem personalidade jurídica, respondendo legalmente por atos cometidos pelos seus dirigentes perante a sociedade. É função de sua direção, além de cumprir as normas legais instituidas por legislação correlata, obedecer integralmente o que manda seu estatuto social cumprindo prazos, normas e pricipalmente prestar contas de todas as suas ações perante seus associados como manda o seu regulamento. Mas o modelo associativista mesmo amplamente disseminado, necessita inicialmente de compromisso e despreendimento dos seus associados, o trabalho voluntário é um dos seus requisitos básicos e nem sempre esta prerrogativa é aceita ou cumprida por quem inicialmente se diz associado. A falta de diálogo entre os membros da associação é outro problema  grave para o processo de gestão participativa, a não realização de assembléias ou o não comparecimento dos associados  a suas reuniões deliberativas leva a um processo de descredito do modelo associativista, o que culmina com o abandono da direção e a perda de benefícios por parte dos associados. A falta de assessoria jurídica e contábil é outro grave problema para a continuidade das associações, pois a grande maioria não dispõe de recursos financeiros para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e jurídicas, o que implica o não pagamento de taxas e que gera consequentemente problemas com a sua documentação. Ressaltamos que as associações tem na EMATER um parceiro para a realização de seus trabalhos, mas vale salientar que  mesmo sendo um orgão de extensão não dispomos de autonomia e  responsabilidade jurídica para  para organizar assembléias e formalizar prestações de contas. Cabe a nós orientar as associações que venham a nossa procura para cumprir sua função social e exercer de forma clara e transparente suas obrigações perante os associados.

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

DICAS DE LIVROS


Estreando um novo link o qual postaremos dicas de livros que envolvam a temática das ciências agrárias, me deparei com um coletânia de texto da escritora Mônica Castagna Molina que fala sobre "Educação do campo e pesquisa - questões para reflexão. Este livro tem uma abordagem de fácil entendimento buscando fazer um apanhado dos movimentos sociais, da produção pedadógica voltada para o meio rural, dos assentamentos rurais e suas perspectivas futuras e etc. Boa leitura a todos e repassem esta irformação. O acesso pode ser feito diretamente no link:
http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_271/educacao_no_campo_e_pesquisa:_questoes_para_reflexao

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

O óleo vegetal certo mantém a saúde em alta


Cada vez mais o óleo vegetal ganha espaço na vida dos brasileiros. A médica ortomolecular Sylvana Braga, de São Paulo, explica que os óleos são grandes fontes de nutrientes, previnem uma série de doenças, aceleram o metabolismo e auxiliam no bom funcionamento dos órgãos vitais. Entre os principais óleos estão: girassol, que atua nos sistemas nervoso, endócrino e reprodutor; a linhaça, que funciona como antioxidante; previne doenças degenerativas e cardiovasculares; a macadâmia, o único óleo vegetal rico em ômega-7, responsável pelo metabolismo dos lipídios; a castanhado-pará, que diminui o risco de doenças cardíacas; o gergelim ajuda nas enfermidades degenerativas e cardiovasculares; e a amêndoa doce, rica em proteínas, excelente para pele e cabelo. De acordo com a especialista, para garantir essas vantagens, os óleos devem ser extraídos a frio e na primeira prensagem. Girassol ajuda nas enfermidades degenerativas e cardiovasculares. Linhaça diminui sintomas de distúrbios menstruais; reduz o risco de câncer de pulmão, mama e próstata e é cicatrizante. Macadâmia controla a pressão sanguínea, equilibra os níveis de colesterol e reduz a taxa de glicose. Castanha-do-pará estimula o sistema imunológico, protegendo as células contra o câncer de mama. Gergelim é antioxidante, nutriente, absorvedor de uva; ajuda na cicatrização e tem propriedades emolientes. Amêndoa doce rico em proteínas, excelente para pele e cabelo; previne estrias na gravidez; seu uso diário favorece uma pele jovem e saudável e age reduzindo as doenças
cardíacas.

ORIGEM: http://saude.terra.com.br

ÓLEO DE GIRASSOL: ESSENCIAL AO BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO

A título de informação, iremos postar novas informações sobre o óleo de girassol e sua importância na alimentação humana, este texto também estará disponível na página sobre o girassol.


Óleo de Girassol extraído a frio (fonte de ômegas 6 e 9) Essencial ao bom funcionamento do organismo. 
O girassol é uma planta que foi domesticada pelo homem há cerca de 5 mil anos. Originária das Américas, o girassol foi utilizado como alimento pelos índios que o misturava com outros tipos de vegetais. No século XVI, o girassol foi levado para a Europa pelos espanhóis, primeiramente na Espanha, Inglaterra e França. Até o século XVII foi considerado uma planta ornamental e medicinal, sendo utilizado como óleo refinado comestível, apenas por volta de 1830 na Rússia.
O girassol foi introduzido na América do Sul no Século XIX, sendo a Argentina um dos maiores produtores mundiais. No Brasil, foi introduzido em primeiro lugar, no sul do país, já que os imigrantes europeus tinham o hábito de consumir suas sementes torradas. O óleo de girassol tem excelentes nutrientes, com altos índices de ácidos graxos insaturados que diminuem problemas cardiovasculares e também contém um maior teor de ácido linoléico essencial o organismo humano. A qualidade do óleo de girassol na prevenção das doenças cardiovasculares, segundo as pesquisas, é mais um motivo para impulsionar o consumo do produto. No mercado internacional é o quarto óleo mais consumido no mundo. Óleo de Girassol feito de sementes de girassóis prensadas a frio é rico e Vitamina E e Ômega 6, elementos essenciais na prevenção do envelhecimento e bom funcionamento do organismo.  A presença de tocoferóis (vitamina E) em seu conteúdo atua favoravelmente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante.
  • É grande fonte de ácidos graxos essenciais bioativos.
    • Estimula a produção de hormônios cerebrais.
    • Ameniza os problemas causados pela  depressão.
    • Auxilia os desconfortos causados pela menopausa e tensão pré-menstrual.
    • Seu efeito é notado em todas as enfermidades degenerativas e cardiovasculares.
    • A sua atividade é, sobretudo observada em problemas relacionados ao sistema nervoso central.
    • Rico em ácido graxo linoléico que age sobre a pele e sistema endócrino.
A excelente qualidade e o agradável sabor do óleo fazem com que os Europeus o usem em substituição ao azeite de oliva.
Apresentação: Frascos com 250 ml
Atenção!
Um único alimento não cura e não impede a manifestação de disfunções orgânicas.
Estes óleos NÃO devem ser aquecidos. Em caso de aquecimento perde parte da sua bioatividade.
Bioativos (bio=vida; disponível à) ativar a vida.
Devem ser usados para temperar saladas, comidas em geral depois de pronta, preparar pratos frios, ou simplesmente tomar uma colher de sobremesa uma vez ao dia.
O primeiro número significa maior quantidade de Ômega no produto.
Ex: Ômegas 3, 6 e 9 = maior concentração de Ômega 3.
Dicas importantes
  • A luz destrói o óleo mil vezes mais depressa que o oxigênio. Procure mantê-los protegidos da claridade.
  • Nos países mediterrâneos, onde os ômegas são consumidos amplamente, os cientistas encontraram taxas muitos menores de doenças coronarianas ou câncer.
  • As principais fontes de ômegas vegetais prensados a frio são: linhaça, soja, canola, girassol, gergelim, macadâmia, amendoim.
  • Os melhores óleos são fornecidos pela natureza, embalados da melhor forma possível para evitar a oxidação de seu precioso conteúdo.
 fonte: www.omelhordanatureza.com.br

XIV REUNIÃO ADMINISTRATIVA DO PROJETO DO GIRASSOL


Realizou-se no dia 16 de fevereiro do ano em curso na sala de reunião da SAPE as 9: 00 horas a XIV reunião do Comitê Administrativo do Projeto “INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA A GERAÇÃO DE BIODIESEL NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE”,.
A reunião caracterizou-se pela compulsoriedade da nova diretoria do projeto, tendo na oportunidade assumido o Dr. José Simplicio Holanda e Emmanoel Mateus, respectivamente Diretor Presidente e Vice Presidente do Projeto.
Para Dr. Simplício, o cooperativismo com a existência jurídicas da COAFAL e COAAF pode ser uma das ferramentas para viabilizar a gestão do projeto e pontuou a existência de dezenas de empreendimentos no alto oeste e no seridó que ainda hoje não funcionaram em função da deficiência administrativas e de projetos mal dimensionados estando os bens no abandono, e que para evitar novos exemplos dessa natureza havia projetado dois novos galpões dentro da realidade do projeto. E que com certeza atenderia as necessidades de ambas cooperativas e fez a apresentação da nova planta.
Outro ponto forte da reunião foi as abordagens do Consultor da JICA Diamantino Barruenevo Junior, do Presidente do Comitê Administrativo do Projeto Domingos Sávio Cabral e do Coordenador Regional do Projeto Rogério Martinelli, que externaram com muita ênfase suas preocupações com o orçamento a ser repassado do Governo do Estado para EMATER/RN, executoras das diretrizes do projeto fator fundamental para a sustentabilidade do projeto.
Do lado japonês o Dr. Watanabe e Dr. Sato, externaram a satisfação pelos novos compromissos assumidos pela nova governança do projeto e confirmaram a reunião da JICA com a Governadora Rosalba Ciarlini para o dia 02 de março de 2011.

Texto: Domingos Sávio

sábado, 19 de fevereiro de 2011

USO ALTERNATIVO DE ÓLEO DE ALGODÃO NO COMBATE A PRAGAS

Em virtude do projeto de girassol e a própria política da EMATER em desenvolver estratégias para o manejo integrado de pragas utilizando técnicas menos nocivas ao meio ambiente, a equipe de extensão rural da EMATER de Marcelino Vieira com o apoio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), distribuindo a título de experiência o óleo de algodão bruto como produto alternativo ao combate de algumas pragas. Mesmo com a comprovação científica do uso deste produto, alguns agricultores não tem valorizado esta iniciativa, atribuindo um efeito mais letal ao carrapaticida BARRAGE, fato já desaconselhado em reportagem anterior por nossa equipe. No caso do óleo de algodão, além de não ser tóxico ao homem, ao meio ambiente e aos peixes e eficiente no combate aos pragas que atacam as principais culturas de subsistência na nossa região. Mesmo com as barreiras enfrentadas temos distribuído este material entre os trabalhadores, os quais posteriormente serão visitados com o objetivo de coletar informações sobre a aplicação do óleo e seus efeitos sobre a fisiologia das pragas, entre elas a lagarta rosca, o  percevejo verde e o pulgão. Também fornecemos a título de empréstimo o pulverizador costal e recomendamos uma dosagem de 100  ml de óleo + 100 ml de detergente neutro para cada 20 litros de água.  Após a coleta das  informações, tabularemos os dados e publicaremos os resultados e seus efeito no tocante a sua eficência como controle alternativo de pragas.
Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

SANGRIA DO AÇUDE QUE ABASTECE O MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA

                                                                                                  Fotos: Isaac Luiz
 
                                                                                                             

A sangria do açude do Junco que abastece atualmente o município de Marcelino Vieira - RN foi comemorada em tom de ação de graças por todo a comunidade vieirense, sendo celebrada uma missa pelo pároco da cidade em comemoração ao evento. O abastecimento d'água que a algum tempo vinha sendo motivo de reclamação por parte da população devido a qualidade da água, agora com cheia do reservatório vai haver uma melhoria considerável em sua potabilidade, este fato é devido a renovação da água do manancial. A tendencia com a continuidade das chuvas, que segundo a EMPARN serão regulares até maio, é que o açude aumente sua sangria que já chega a aproximadamente 20 cm de lâmina d'água. Com o aumento desta vazão, boa parte das áreas que estão inseridas em sua bacia serão inundadas prejudicando assim o desenvolvimento de muitas culturas de subsistência. Algumas regiões já tem o seu acesso comprometido e a tendencia é que seja inviabilizado o transporte para determinadas regiões que sofram a influência direta desta sangria.

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

Meteorologistas apresentam relatório com previsão climática


Nosso desenvolvimento passa pelo campo. Sem vida no campo, não há vida na cidade". Estas foram as palavras da governadora Rosalba Ciarlini ao receber, na manhã de ontem (18), o relatório contendo o prognóstico climático para o semiárido nordestino, referente ao período de março a maio. O relatório foi elaborado pelos meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais que estiveram reunidos em Natal, nos dias 17 e 18, com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido. O documento foi entregue à governadora durante a cerimônia de encerramento do encontro. Para Rosalba, o trabalho desenvolvido pelos meteorologistas é de fundamental importância na elaboração de um planejamento rural. "Para um bom planejamento, a gente precisa saber como vai se comportar o clima durante todo o ano. Nós temos a região do semiárido e sabemos da irregularidade de chuvas. Podemos ter muitas chuvas, mas também podemos não ter nada. Tudo isso é importante para que a gente possa programar as políticas públicas e saber que tipo de investimento devemos fazer e como enfrentar as diversidades para ter um bom resultado", disse Rosalba. O relatório mostra que a região do semiárido nordestino não será penalizada pela estiagem e terá chuvas de normal a acima da média histórica. De acordo com as informações do agrometeorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola, um dos fenômenos decisivos para as chuvas aqui no Nordeste é a mudança na temperatura dos oceanos. Segundo ele, as análises feitas nas temperaturas dos oceanos pacífico e atlântico norte e sul mostraram bom indicativo para o período chuvoso na região. "Podemos dizer que 45% da probabilidade é de um inverno normal, com chuvas em torno da média, 40% de chuvas acima da média e 15% de chance se ter pouca chuva", disse.Rosalba Ciarlini disse também que, no caso de grande volume de chuvas que possam provocar inundações, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo levantamento e vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para identificar as áreas de risco. "Já estamos com todo o mapeamento feito pela comissão da Defesa Civil e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, inclusive com o diagnóstico das famílias que moram em locais que, porventura, se tivermos um inverno rigoroso, sejam inundados. Nós precisamos estar preparados para tomar as medidas necessárias na prevenção e na assistência", revelou a governadora. A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e contou com a presença do secretário da Sape, Carlos Alberto Rosado; do Diretor Presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros; e do deputado Estadual Hermano Moraes.

Fonte: http://www.defato.com/estado.php#mat4

Com dois anos de atraso, alunos do Pedagogia da Terra se formam em março



Demorou, mas finalmente chegou a hora. Com dois anos de atraso, os alunos do curso superior em licenciatura plena em Pedagogia da Terra colam grau no próximo mês de março. O último módulo de aula foi aplicado no segundo semestre do ano passado. O curso teve carga horária de 3.270 horas-aula.  Hoje, às 11h, no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, será realizado um encontro entre os 156 formandos - de um total de 180 que iniciaram o curso -, professores e coordenadores do curso, contando também com a presença do superintendente regional em exercício do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/RN), Mário Moacir de Almeida. O momento é de comemoração, mas os formandos passaram por muitas dificuldades para finalizar o curso, que em 2008 foi paralisado por falta de recursos e só foi retomado no ano passado. Morador do assentamento Fazenda Nova, em Mossoró, Luiz Benício Júnior lembrou que num certo momento pairou a incerteza entre os estudantes sobre o fim do curso. Mas isso já faz parte do passado. "O momento é de alegria. Chegamos ao ponto máximo do curso", disse, comemorando. Luiz disse que agora vai se preparar para entrar no mercado. "Vou participar de concursos para começar a lecionar", declarou. Outra estudante do curso que vai participar de concurso é Lidiane Cléia do Santos, do município de Upanema. Ela disse que está muito feliz com a formatura, mas não se esqueceu dos momentos ruins quando o curso ficou paralisado. "Foi muito ruim porque a gente não sabia o que ia acontecer, mas graças a Deus deu tudo certo e chegamos ao fim do curso", falou. Os assentados formados poderão trabalhar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na educação de jovens e adultos, na coordenação pedagógica de instituições de ensino e na gestão e desenvolvimento de projetos na área de educação. O curso reuniu estudantes de vários municípios, como Mossoró, Caraúbas, Apodi, Upanema e Governador Dix-sept Rosado.
 
Fonte:http://www.defato.com/estado.php#mat4

EDITAIS DE CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIAS - AACC

A ASSOCIAÇÃO DE APOIO ÀS COMUNIDADES DO CAMPO DO RN  - AACC, que  tem  como missão “Contribuir com a autodeterminação das agricultoras e agricultores familiares do  Rio Grande do Norte através dos processos de agroecologia, economia solidária e convivência com o semi-árido”, vem por meio de seu coordenador geral, Emerson Inácio Cenzi, no uso de suas atribuições  legais e de acordo com as disposições da  legislação pertinente,  faz saber, pelo presente  edital,  que  estarão  prorrogados  até  21  de  fevereiro  de  2011,  os  editais  para contratação de consultorias em:
- Edital 01: Consultoria para  elaboração  e/ou melhoria de marcas  e  rótulos  de 12 produtos  e logomarcas de 12 empreendimentos econômicos solidários;
-  Edital  03:  Consultoria  para  elaboração  de  parecer  jurídico  sobre  adequação  de  estatutos sociais de 04 (quatro) empreendimentos econômicos solidários;
- Edital 04: Consultoria para elaboração de 04 (quatro) planos de produção sobre alimentação alternativa e boas práticas;
-  Edital  05:  Consultoria  para  elaboração  de  04  (quatro)  planos  de  processamento, beneficiamento, boas práticas e apresentação de frutas e hortaliças;
- Edital 06: Consultoria para elaboração de planos de reciclagem e aproveitamento de recursos naturais.
1-  Período da prorrogação dos envios das propostas: até 21 de fevereiro de 2011.
2-  Permanecem inalteradas as demais cláusulas.
3-  Os  currículos  institucionais  e  os  planos  de  trabalho  deverão  ser  enviados  até  as  18h00min  do  dia  21/02/2011,  por  e-mail  (editais@aaccrn.org.br)  ou  entregue impresso  na  recepção  da  sede da AACC,  na Rua Dr. Múcio Galvão, 449, Lagoa Seca,  Natal-RN.  Os  envelopes  ou  as  mensagens  eletrônicas  devem obrigatoriamente conter o  tema da consultoria. As propostas enviadas através de fax não serão consideradas. Em caso de duvidas: (084)3211-6131/3211-6415 
4-  Resultado: Dia 23/02/2011

Observação:  Os  editais  completos  encontram-se  à  disposição  dos  interessados  no  site:
www.aaccrn.org.br 

Natal/RN, 15 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Risco de assoreamento // Cratera ameaça rio Pitimbu



Uma grande cratera no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal é a mais nova imagem da erosão que ameaça assorear as margens do rio Pitimbu. O buraco mede aproximadamente 10 metros de profundidade por 30 metros de largura e estende-se por cerca de 100 metros de comprimento. As fortes chuvas do início ano que, por declive, escorrem das ruas do bairro em direção ao leito do rio, fizeram aumentar a cratera, levando não apenas lixo e areia para o leito do rio, mas também medo à comunidade que teme um acidente mais grave. Os pontos de erosão que ameaçam o rio Pitimbu estão preocupando o Ministério Público que ontem esteve no Planalto para analisar a situação e pedir providências urgentes à Prefeitura de Natal.
De acordo com os moradores da área o problema ocorre todos os anos durante o inverno e Prefeitura faz o aterramento do local. "Mas esse ano não fez o aterramento que também é uma medida paliativa. Nas primeiras chuvas, a ferida volta a abrir e a levar lixo e entulhos para o rio", disse o morador Jessino Primo que há oito anos mora no local e já presenciou acidentes com animais e até com pessoas.
Os moradores dizem que uma das poucas providências tomadas pela prefeitura foi fixar uma cerca de arame no ponto mais alto do buraco para evitar acidentes, mas a cerca foi arrancada pelas águas. Lá embaixo, o retrato das agressões ao Pitimbu é evidente. No buraco, é grande a poluição por meio da "língua negra" de poluentes e de sacos de lixo e outros materiais que que descem até o leito do rio através da correnteza, cuja lâmina d'água chega aos 40 centímetros de profundidade.
Para o promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado, que esteve ontem no local, o problema tem sido provocado pela falta de drenagem das águas pluvias das ruas do bairro do Planalto. Ele informou que ano passado fez uma vistoria no local, identificou o problema e cobrou da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrtura, as obras de drenagem e saneamento do local. A Semopi havia assumidoo compromisso de realizar a obra até o final do ano passado .

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/02/18/cidades9_0.php

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

2/3 DOS MUNICIPIOS BRASILEIROS RECEBERÃO MENOS RECURSOS DO FPM NESTE ANO

 
 
Dois terços das cidades do país receberão neste ano repasses proporcionalmente menores do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), um dos principais mecanismos de transferência do governo federal. A redução, apontada pelo Ministério da Fazenda, reflete os resultados do Censo 2010 do IBGE, em que muitos municípios registraram número de habitantes menor do que a estimativa de 2009, que serviu de base para o cálculo do FPM no ano passado. A diminuição ocorrerá apesar de o valor total do fundo ter subido 30% em 2011. O FPM tem como origem valores arrecadados com o IPI e o Imposto de Renda.
Com o número de habitantes revisto, um município que, por exemplo, recebeu R$ 10 mil em 2010 e calculou que receberia R$ 15 mil em 2011, pode ficar só com R$ 12 mil. O valor real é maior, mas a participação sofreu queda. Para o ministério, essa diminuição relativa pode ser interpretada “como um aumento de concentração de população” em regiões metropolitanas do país. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios indica que o Piauí foi o Estado mais afetado pelos novos cálculos. Em 222 dos 224 municípios houve uma redução proporcional.
O Ministério da Fazenda, no entanto, aponta que apenas cinco municípios receberão um valor efetivamente menor do que em 2010. A maior parte das cidades terá participação menor na distribuição, mas receberá mais. Entre as cidades com perdas reais, estão municípios menores, como Faro (PA), de 8.000 habitantes, e Barreiras (BA), de 137 mil moradores. A confederação diverge, e calcula que 176 municípios terão redução no valor repassado pela União.
O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Alberto Muniz, afirma que mudanças na participação são um transtorno. “Se o município se projetou para receber um valor, considerou a participação que tinha e fez um plano anual, não dá para estancar aquilo de uma hora para outra”, defende. O presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, indica que uma redução do esperado pode ser significativa para pequenos municípios. “Às vezes, R$ 1,5 milhão a menos em um município de 15 mil habitantes representa 10% de um orçamento, tem um impacto brutal”, diz.”
 
Fonte: http://jornalatromba.blogspot.com/

DISTRIBUIÇÃO DE REMÉDIOS DE GRAÇA NAS FARMÁCIAS POPULARES


Gostariamos de informar que começou nesta segunda-feira (14) a distribuição gratuita de remédios contra hiper-tensão e diabetes. O portador das doenças precisa apenas se dirigir a uma  das farmácias conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, com a receita médica e a carteira de identidade e CPF. Antes da medida, anunciada no início de fevereiro, 90% do valor dos medicamentos eram pagos pelo governo e o cidadão arcava com o restante.  Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos de todo o País devem ser beneficiados com a medida, que de acordo com a portaria nº. 184 de 3 de fevereiro de 2011, do Ministério da Saúde, determina que o sistema das Farmácias Populares deverá ser integrado ao DATASUS, responsável por validar as informações de venda através dos dados do vendedor e do comprador através do CPF. Todas as unidades fornecerão os medicamentos para hipertensão e diabetes gratuitamente e somente será permitida a entrega dos medicamentos para 30 dias de uso, mediante apresentação da receita médica, que tem validade de seis meses, e do CPF para cadastramento.

LISTA DE MEDICAMENTOS INCLUÍDOS NA GRATUIDADE:
1. Atenolol 25mg
2. Captopril 25mg
3. Enalapril 10mg
4. Enalapril 20mg
5. Furosemida 40mg
6. Glibenclamida 05mg
7. Hidroclorotiazida 25mg
8. Metformina 500mg
9. Metformina 850mg
10. Metildopa 250mg
11. Metildopa 500mg
12. Nifedipino 20mg
13. Propanolol 40mg
14. Verapamil 80mg
  

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

BARREIRAS PARA A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE EXTENSÃO - CURSO DE MECANIZAÇÃO





Mesmo com todas as dificuldades que a EMATER vem passando nesse início de ano, nós do Escritório Local de Marcelino Vieira continuamos nossas ações,  mesmo sob o julgo das limitações, conseguimos realizar em parceiria com a Prefeitura Municipal, a JICA, EMBRAPA o primeiro curso de  de mecanização agrícola  voltado aos profissionais que exercem  atividades nessa área ou que tenham interesse de aprender novas técnicas. O curso teve uma duração de 16 horas e foi realizado nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2011. Foi minitrado pelo Engº Agrônomo Cícero Roberto da Silva, especialista em mecanização agrícola. As atividades foram divididas em teóricas e práticas, abordando temas como manutenção e operação do arado de discos reversíveis, manejo da grade hidraúlica, conservação de solo e principalmente orientações sobre a manutenção do trator, coisa que a maioria dos profissionais desconhecem como  percebemos durante a realização do curso. Foram capacitadas 26 pessoas e mesmo assim não foi suficiente para atender toda a demanda, sendo requisitado a EMBRAPA mais um curso com duração agora de 3 dias com o objtivo de atender a todo o público do município e região. Também participaram da capacitação os técnicos de Venha Ver-RN e Pilões, os quais trouxeram cada um dois profissionais dos seus respectivos municípios. O próximo curso está sendo  programado para o mês de abril ou maio e serão incluidas atividades não realizadas nesse primeiro momento.



Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo
Especialista em Educação Ambiental









Impostor tenta pegar de dinheiro de agricultores em troca de liberação de sementes do governo

 

O secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado, está fazendo um alerta aos trabalhadores rurais: é que uma pessoa, se fazendo passar por representante do governo, vem tentando enganar entidades classistas do meio rural, se oferecendo para antecipar a liberação das sementes distribuídas pelo governo, exigindo em troca quantias em dinheiro. O secretário, que está distribuindo nota à imprensa, lembra que o acesso ao Programa de Sementes do Governo é feito através dos Bancos de Sementes, existentes em 135 municípios do RN.  

Texto: http://www.thaisagalvao.com.br/tg/paginacao/2/blog

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA - COAAF


A coordenação do projeto do girassol em Marcelino Vieira - RN, convoca todos os cooperados da COAAF (Coopertativa Agroindustrial de Agricultores Familiares de Marcelino Vieira) para comparecerem a primeira assembléia geral ordinária no ano em curso, a ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2011, na capela de São José Operário no distrito da Vaca Morta as 8:00 h da manhã.

Serão abordados os seguintes assuntos:

  • Prestação de contas do Conselho de Administração compreendendo:
  • Relatório da gestão;
  • Balanço Geral (Patrimonial);
  • Demonstrativo das sobras apuradas ou perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da sociedade;
  • Parecer do Conselho Fiscal;
  • Plano anual de atividade da Cooperativa.
·     Destinação das sobras apuradas ou do rateio das perdas do exercício;
·        Ratificação dos atos do Conselho Fiscal;
  • Eleição dos componentes do Conselho Fiscal;
  • Eleição de membro para recompor o quadro do Conselho de Administração;
  • Fixação do “pró-labore” para os Diretores Executivos, bem como o valor das cédulas de presença para os membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitês, pelo comparecimento às respectivas reuniões;
  • Quaisquer assuntos de interesse social, excluídos os numerados do artigo 35° do Estatuto Social;
Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

CRONOGRAMA DE VISITAS DO AGROAMIGO


Já foi repassada pelo Assessor de Microcrédito do Banco do Nordeste a agenda de visitas para  o mês de março de 2011 no Município de Marcelino Vieira - RN.

CALENDARIOS DE REUNIOES (AGROAMIGO)
NO MÊS DE MARÇO 2.011 - ASSESSOR: TALLES
  COMUNIDADE
LOCAL
HORA
DATA
 SÍTIO JUNCO
Maria Candido
9:00
01/03/2011
SÍTIO VACAMORTA
Iranilza
9:00
15/03/2011
SÍTIO PANATI
Dona Rita
9:30
22/03/2011
SÍTIO BOA VISTA
Capela de São Pedro
14:30
29/03/2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011




O secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado, garantiu que o débito com agricultores relativos ao Programa Seguro Safra será pago. "A governadora Rosalba Ciarlini determinou à Secretaria de Planejamento encontrar o caminho para obter esse dinheiro", disse.

Ele explicou que o Seguro Safra é uma garantia dada aos agricultores com o pagamento de R$ 610 no insucesso da safra ora plantada. "São quatro parcelas de R$152,50", informou. Atualmente, 25 mil agricultores em 87 cidades do Rio Grande do Norte estão à espera deste benefício, que resulta no montante de R$ 910 mil - que deveria ter sido repassado pela gestão anterior até 30 de dezembro de 2010.

Betinho lembra que foi solicitado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) uma prorrogação do prazo para o pagamento. A nova data acordada foi 15 de janeiro (sábado). "Vamos conseguir fazer este pagamento", afirmou.

Ainda na entrevista, o secretário foi questionado sobre o Programa do Leite. Segundo ele, é uma determinação da governadora que haja continuidade do Programa e que sejam feitos alguns ajustes para que se torne mais eficiente.

O titular da pasta da Agricultura explicou que são consumidos, por dia, 150 mil litros de leite para famílias carentes do RN. "É algo que tem grande alcance social", disse. Além disso, o segmento dos produtores é beneficiado com a venda do leite para distribuição. "É o social se viabilizando dentro do econômico", ressaltou.

Quanto à dívida do Programa, Betinho Rosado disse que os produtores alegam um débito de R$ 10 milhões. "R$ 5 milhões serão pagos por indenização. Ou seja, o leite foi fornecido e o Estado não empenhou o pagamento. R$ 4 milhões estão empenhados e o outro R$ 1 milhão, o governo passado ainda não empenhou", detalhou.

Uma reunião dos fornecedores foi realizada nessa quarta-feira (12) para apresentar a proposta do Governo aos produtores do setor. Betinho lembra que o orçamento da Sape é de R$ 4 milhões e alguns programas estão atrasados ou a contrapartida não foi paga.

A solução apresentada pelo secretário é que será feito um levantamento se o serviço foi prestado e, em seguida, pagar como indenização. "A ideia é pagar a última quinzena, avaliada em R$ 2 milhões. Daí retomaremos o pagamento em dia e o que ainda ficou de débito negociar em doze prestações", argumentou o secretário.

Fonte: nominuto.com

DIMINUIÇÃO DAS CHUVAS EM MARCELINO VIEIRA - RN



Após um intenso início de inverno, o mês de fevereiro parece ter diminuido o ritmo das chuvas em Marcelino Vieira. Mesmo com todas as previsões favoráveis para um inverno acima do regular na região, houve uma diminuição na pluviosidade, mas isso não significa que as previsões tenham mudado, pois está características de veranicos é comum no Semi-árido. Segundo informações da Gerência da EMPARN repassadas através de um boletim técnico no encontro do dia 10/02/2011 em Lucrécia, as chuvas no Rio Grande do Norte se encontram  basicamente entre os meses de feverreiro a maio e são causadas pelo  sistema meteorológico conhecido como Zona de Covergência Intertropical. A atuação desse sistema meteorológico depende do comportamento de inúmeros fatores, sendo os principais a temperatura da superfície da água dos ocenanos Atlântico e Pacífico. Os dados atuais mostram a continuidade do fenômeno La Ninã no oceano Pacífico Equatorial. Desta forma, de acordo com as condições oceânicas e atmosféricas para o período de fevereiro a abril de 2011 atendência é de chuvas variando em torno da normal histórica sobre o setor Semi-árido do RN. Mas é importante ressaltar que o Semi-árido potiguar tem como características, alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos. Isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior do que outras. Deve-se enfatizarque nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2011, a EMPARN, realizará a III Reunião de Análise Climática para o Semi-árido nordestino, reunião essa qeu finalizará as discussões sobre a previsão de chuva para o setro da região Nordeste do Brasil.

Adaptação de Texto:
Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo
Fonte: Boletim sobre: Condições climáticas para a ocorrência de chuvas no período chuvos de 2011 no Semi-árido do Rio Grande do Norte.