quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

RESULTADOS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA - RN



Durante o período de vacinação  estabelecido pelo Ministério da Agricultura que foi de  01 a 30 de outubro de 2010, contamos com a participação de todos os órgãos técnicos com atuação no município (EMATER/IDIARN/Secretaria Municipal de Agricultura), o que viabilizou um amplo apóio ao produtor rural e ao agropecuarista. No período que anteceu a vacinação foi capacitado um grupo de vacinadores para dar suporte a campanha, incentivando assim, a vacinação em massa do rebanho. Estes vacinadores foram treinados pelo médico veterinário da Regional da EMATER de Pau dos Ferros e contou com uma parte teórica e uma parte prática. Os equipamentos e produtos utilizados neste treinamento foram cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, os quais foram essenciais à realização da atividade. Foram capacitados 25 trabalhadores no treinamento e o curso teve uma duração de 20 horas/aula. 
No decorrer da campanha de vacinação os produtores foram obrigados a adquirir as doses para vacinação em estabelecimentos credenciados para a venda, sendo exigido para comprovação da vacinação a nota fiscal referente a compra do produtos. As ampolas variam entre 10 e 50 doses e devem ser armazenadas em ambiente refrigerado. Após a vacinação o produtor teve até o dia 15 de novembro para apresentar a Secretaria de Agricultura a nota fiscal da compra da vacina para serem emitidas a Ficha de Declaração de Rebanho Vacinado, com os dados do rebanho e as informações técnicas da vacina e do revendedor do produto. As implicações para quem não vacinou o seu rebanho são inúmeras, dentre elas destacamos o próprio comprometimento do decreto do Ministério da Agricultura que especifica a condição do estado do RN como Livre da aftosa com vacinação, pagamento de multa no valor 25,00 R$ por animal não vacinado, impedimento no processo de aquisição de crédito e suspensação de abate de animais não vacinados devido a não emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal).
No município de Marcelino Vieira foram vacinados 3.997 bovinos com um total de 192 produtores declarantes, um número bem maior que na primeira etapa que ocorreu no período de 01 a 30 de abril de 2010 que declararam apenas 175. Todos os declarações e as emissões das GTAs estão sendo fornecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura no horário das 08:00 as 12:00 h, diretamente com os técnicos Isaac Carvalho e José Gilson. Certos do  compromentimento de todos os envolvidos no processo de vacinação nos colocamos a disposição de qualquer informações adicionais que venham a surgir.

Texto: Junior Barbosa  e Isaac Carvalho


Vacinação contra aftosa - Conteção animal

Vacinação contra Aftosa

Curso de Vacinação contra Aftosa

Material do curso de vacinação - Doação da Secretária Municipal de Saúde

Vacinadores treinados no curso de vacinação - Curso
Miguel (Médico Veterinário da EMATER) e Miguel Cavalcante (Técnico em Agropecuária)
                            
Vacinadores - Curso de Vacinação





Nenhum comentário:

Postar um comentário