ECODICAS

1 - RECEITA DE SABÃO ECOLÓGICO DO ROTARY
4 Litros de óleo de fritura coado
1 Kg de soda caústica (NaOH), ou 1 litro (NaOH) liquido
1 Litro de meio de água fria
1 Copo de sabão em pó (200g) ou 250 ml de sabão líquido
Bater por 40 minutos


MODO DE FAZER:


Colocar a soda caústica em um recipiente de plástico, para bater o sabão. Após acrescentar 1 Litro e meio de água fria, mexer bem até dissolver a soda.
Acrescentar os 4 Litros de óleo de fritura coado continuar mexendo.
Acrescentar 1 Copo de sabão em pó (200g).
Mexer por 40 minutos.
Deixar descansar por 24 horas, para cortá-lo. Se preferir, coloque o sabão batido em formas depois de mexer. Assim não precisará cortá-lo.


Fonte: Rotary


2.ALIMENTOS E AGROTÓXICOS

Agrotóxicos são substâncias que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Para diminuir a presença desses produtos em seus alimentos, lave bem legumes, verduras e frutas e deixe-os de molho de quize a vinte minutos em uam solução de água e vinagre. Sempre que possível, descasque legumes e frutas. Apesar de perder algumas vitaminas, você terá uma alimentação mais segura. Evite legumes muito grandes, pois eles podem ser resultado de adubação excessiva e estimulantes artificiais. No Brasil, os produtos que mais recebem agrotóxico são tomates, melão, batata-inglesa, morango, uvas rubi e itália e mamão papaya.

3 . LÂMPADAS
 
As lâmpadas que emitem gases, como as fluorescentes, contém substâncias nocivas ao meio ambiente, tais como metais pesados. Enquanto estão inteiras, não oferecem risco, mas quando quebradas liberam mercúrio na atmosfera podendo causar prejuízo à saúde dos seres humanos. Por isso, essas lâmpadas devem ser descartadas em local seco, nas próprias caixas de embalagem original, protegidas contra eventuais choques que possam provocar sua ruptura. Em nenhuma hipótese as lâmpadas devem ser quebradas para serem armazenadas. Também não se deve afundar os pinos de contato elétrico para dentro da lâmpada para identificar aquelas que não servem mais, pois os orifícios das extremidades da lâmpada permitem o vazamento do mercúrio para o ambiente. Para manusear lâmpadas quebradas, utilize luvas e botas plásticas. Quando houver quebra acidental de uma lâmpada, o local deve ser bem limpo por aspiração. Os cacos devem ser coletados de forma a não ferir quem os manipula e colocados em embalagem estanque, com possibilidade de ser lacrada, a fim de evitar a contínua evaporação do mercúrio liberado.


4 . DICAS PARA O DIA-A-DIA
 

Evite imprimir. Leia os textos no próprio computador.Se for necessário imprimir, opte pela impressão frente/verso, você estará reduzindo o consumo pela metade. 
Não jogue óleo na pia ou no ralo. Coloque numa garrafa plástica, feche e jogue no lixo. Todo lixo orgânico vai para um local onde são abertos e triados, quando há um programa de reciclagem. Assim, evitamos poluir esgotos e ajudamos a reduzir o alto custo de seu tratamento.

Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes.

Mude a sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.

Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para varrer a calçada. Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente. Espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxágüe o chão.

Procure instalar na sua torneira um purificador e se esqueça dos incômodos garrafões. O consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel. Isso já diz tudo, certo?

A água até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Você sabia que em apenas cinco minutos com a torneira aberta para escovar os dentes, você desperdiça 12 litros de água potável?

O simples gesto de desligar as luzes dos ambientes da sua casa quando estiverem vazios ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica e evita a construção de mais hidrelétricas. Você sabia que para construir novas hidrelétricas mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas?

Evite usar lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural. Abra janelas, cortinas e persianas e deixe o sol iluminar a sua casa em vez de acender lâmpadas.

Retire da tomada aparelhos que ficam dia e noite no modo stand by. Isso consome energia sem necessidade. Agindo assim, sua conta de luz também vai cair bastante e você colabora para o menor consumo de energia e conseqüentemente de água que gera essa energia.

Descongele regularmente a geladeira e mantenha-a sempre limpa, pois assim o consumo de energia será bem menor.

Coloque ou retire os alimentos e bebidas de uma só vez, evitando abrir a porta da geladeira várias vezes.

Evite passar peças de roupas isoladamente. Espere acumular uma boa quantidade para ligar o ferro.

Com a máquina de lavar, a mesma coisa: ligue apenas quando tiver roupa suficiente para enchê-la.

Sempre que possível, use lâmpadas fluorescentes, que poupam energia. .