sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reunião de Intercâmbio dos bolsistas da EMATER


No dia 29 de outubro de 2010, realizou-se no município de Marcelino Vieira a  I Reunião de Intercâmbio dos Bolsistas da EMATER, lotados na Regional de Pau dos Ferros - RN. Estiveram presentes os extensionistas dos município de Pau dos Ferros (Sônia Cabral/Gestora; Wolmer/Engº Agrônomo; Miguel/Veterinário; Taciana/Nutricionista), Rafael Fernandes (Rodrigo/Engº Agrônomo; Kandice/Pedagoga), Portalegre (Francisco Elzo/Engº Agrônomo), Água Nova (Ariádne/Engº Agrônoma); Carlos de Souza (Sindicato de Marcelino Vieira); Alexandria (Rafael Maniçoba/Engº Agrônomo; Carlos Alves/Téc. em Agropecuária), Paraná (Carlos Augusto/Engº Agrônomo), Tenente Ananias (Juciano/Engº Agrônomo), Marcelino Vieira (Irma/Assistente Administrativa; José Miguel/Téc. em Agropecuária; Suiann Rosângela/Assistente Social; Junior/Engº Agrônomo)  e o  BNB (Márcio/Gerente do Pronaf). O objetivo da Reunião foi realizar uma troca de experiência entre os profissionais da EMATER e exposição dos trabalhos realizados nos escritórios locais. O Trabalho foi coordenado pela equipe de Marcelino Vieira e foi realizado no Polo Universitário da UFRN. Inicialmente foi feita a acolhida dos participantes pela gestora regional e pelo técnico do escritório de Marcelino Vieira, sendo em seguida passado a palavra ao representante do BNB que falou sobre duas linhas de crédito do Pronaf (PRONAF SEMI-ÁRIDO e PRONAF MAIS ALIMENTOS), disponível aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Foram feitos questionamentos sobre os aspectos burocráticos relacionados a elaboração de projetos, no qual o BNB se posicionou propenço a reavaliar seus procedimentos, de forma a garantir agilidade e transparência no processo de assitência técnica ao trabalhador(a) rural.
Foram feitos vários relatos sobre as ações realizadas pelos extensionista,  suas dificuldades e perspectivas dando enfase as ações relacionadas a construção de barragens subterrâneas no município de Alexandria e Tenente Ananias, discutindo-se os custos, benefícios e problemas relacionados as técnicas de implantação desta tecnologia. Também foi relatado o Programa Compra Direta, suas limitações e a necessidade de se dar continuidade as ações deste programa que no município de Marcelino Vieira beneficia 55 fornedores e 2500 pessoas assistidas pelas entidades de assistência social, escolas, hospitais etc.
A assistente social da EMATER de Marcelino Vieira, Suiann Rosângela relatou a importância de se buscar a integração da mulher como agente de transformação social, fazendo com que ela se sinta parte integrante da temática que envolve a agricultura familiar e seu protagonismo para o desenvolvimento sustentável e econônomico do Brasil.
Em relação as Escolas de Inclusão Digital e Cidadania EIDC, foi repassado a importância deste instrumento para o desenvolvimento da comunidade local e como meio de inserção do agricultor no mundo globalizado.
Foi exposto os trabalhos realizados no Município de Marcelino Vieira pela equipe de extensionistas da EMATER local, sendo apontado as experiências sobre Forragem Verde Hidropônica com húmus de minhoca, o Banco de Germoplasma de cana-de-açúcar, as ações da JICA, a elaboração de projetos de investimento e o cronograma de capacitação e visitas as comunidades etc. Os trabalhos realizados no município serviram de referência para os técnicos presentes, que após a conclusão da reunião relataram a importância do evento e a necessidade de uma maior integração entre as equipes.
(Texto: Junior/Engº Agrônomo e Suiann/Assistente Social).


Márcio (BNB - Banco do Nordeste)


Sônia Cabral (Gestora Regional da EMATER)

Suainn Rosângela (Assistente Social - EMATER-RN)

Junior Barbosa (Engenheiro Agrônomo)

Miguel (Técnico em Agropecuária)

Equipe de Bolsistas da Regional de Pau dos Ferros - RN
Ariádne (Água Nova); Suiann (Marcelino Vieira); Taciana (Pau dos Ferros); Kandice (Rafael Fernandes)

Equipe de bolsista da EMATER Regional de Pau dos Ferros - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário