domingo, 24 de outubro de 2010

Capacitação de Defensivos Alternativos (JICA/EMATER)



Nos dias 22 e 23 de outrubro de 2010, foram realizadas duas capacitações sobre controle de pragas e defensivos alternativos nos municípios de Marcelino Vieira e Lucrécia respectivamente. A capacitação foi direcionada a trabalhadores e trabalhadoras rurais dos dois municípios envolvidos com a cultura do girassol. A capacitação foi ministrada pelo Engº Agrônomo Junior Barbosa da EMATER de Marcelino Vieira - RN e foi dividida em dois momentos, um momento teórico e uma parte prática envolvendo a fabricação de defensivos pelos próprios agricultores. Nestes dois dias foram capacitados 45 trabalhadores, os quais puderam fazer o relato de suas experiências, dúvidas, interesses, sendo repassado pelos instrutores a importância de se tornarem multiplicadores daquelas informações.
A metodologia aplicada foi a dialógica problematizadora, onde buscou-se aplicar três momentos:  ER (estudo da realidade), OC (organização do conhecimento) e AC (aplicação do conhecimento), estas etapas levaram em conta os conhecimentos adquiridos pelos trabalhadores, valorizando suas vivências práticas, sua cultura, suas ações...respeitando a diversidade de conhecimentos e tornando-o como agente principal do processo de aprendizagem. Foi elaborado uma cartilha de Defensivos Alternativos com uma linguagem de fácil compreensão para que fossem reproduzidos as informações passadas no curso. Em Marcelino Vieira o curso foi realizado na Comunidade da Vaca Morta e em Lucrécia foi realizado na sede da associação de pescadores. Foram discutidos assuntos relacionados as principais pragas presentes nos dois municípios, mas dando enfoque a cultura do girassol como  atividade principal, já que ha´uma previsão de instalação de 12 ha de girassol irrigado em lucrécia e 4 ha no município de Marcelino Vieira.
O curso foi patrocinado pela JICA, e recebeu apoio das reginais da EMATER de Pau dos Ferros e Umarizal para a sua realização. Em Lucrécia esteve presente o Sr. Rogério gestor da regional de Umarizal o qual fez a abertura das atividade e enfocou a importância da ação da JICA no município, bem como a relevância de um curso sobre defensivos alternativos, o qual possibilitará a redução da utilizãção de defensivos químicos pelos trabalhadores. 
Representando a JICA nas duas capacitações estava a médica veterinária Drª Ana Kojima, a qual veio coordenar as ações do Projeto do Girassol e repassar as informações do último encontro do comitê gesto ocorrido em Natal.
Representando o escritório de Lucrécia, esteve presente o Engº Agrônomo Adeilton, o qual deu ênfase ao trabalho realizado pela JICA e comentou que as ações tem reforçado suas ações no município.
Após a finalização dos trabalhos foi feita uma avaliação das duas oficinas, sendo relatado pelos trabalhadores a importancia da capacitação e a necessidade de se retomar estes temas nas comunidades.

Preparação da calda bordalesa (Comunidade da Vaca Morta - Marcelino Vieira - RN)
Curso de defensivo alternativo - (Vaca Morta - Marcelino Vieira - RN)
Capacitação na Comunidade da Vaca Morta
Curso de Defensivos Alternativos (Lucrécia - RN)

Texto: Junior Engenheiro Agrônomo

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. ficou legal, sugiro uma foto da cidade ao fundo.
    abs

    ResponderExcluir
  2. E que as flores que giram como os sóis brotem exuberantes vencendo a aridez...

    ResponderExcluir