sábado, 19 de março de 2011

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM MARCELINO VIEIRA - RN

Agricultores rurais da comunidade de Varzinha no município de Marcelino Vieira-RN, mostram como é possível viver de maneira sustentável no meio rural.  
    Através de uma Associação constituída especificamente de agricultores familiares, os moradores da comunidade Varzinha, na região do Alto Oeste Potiguar, produzem seu sustento e conseguem lucrar com a venda do excedente da produção. Dentre o produzido estão o queijo de qualho, mel de abelha, rapadura, frutas, legumes, peixe e aves caipiras.
    Há mais de 30 anos, o Sr. Domingos Alves Soares, cultiva Cana de Açúcar e junto com os demais moradores da comunidade, produzem rapadura para abastecer o comércio local e demais regiões vizinhas. As 06 famílias moradoras da comunidade esperam ansiosas pela “moagem” que é a colheita da cana-de-açúcar, a moagem propriamente dita e a fervura do caldo de cana e por fim a confecção da rapadura. A produção supera as 9000 rapaduras e já se tornou uma tradição de família.
        Em 2009, foi à vez de experimentar a produção de mel de abelha em alta escala com colméias produzidas pelos próprios agricultores.  A experiência deu tão certa que em 2010, a produção de mel saltou de 18 para 24 galões ano. Segundo o Sr. Chico Bento (54 anos) e morador da comunidade há mais de 30 anos, “já estamos nos preparando para aumentar a quantidade de colméias”.
    Em maio de 2010, os agricultores iniciaram a criação de galinhas caipira em regime semi-intensivo com uma demanda inicial de 200 unidades. Segundo o agricultor João Ernesto (45 anos de idade) e 20 de morador da comunidade, no mês de setembro estará vendendo o primeiro lote e a implementação de mais duas unidades de criadouros; dando assim continuidade ao processo de criação e venda das aves.
    Já o Sr. Pedro de Oliveira (62 anos de idade) e morador há mais de 20 na comunidade, lembra que quando o tempo é bom com o inverno, chega a produzir cerca de 100 litros de leite por dia e tem uma tiragem de mais de 100 queijos coalho mês.
    A comunidade conta com quatro açudes, uma barragem, três poços artesianos e um poço tubular que servem para abastecer a propriedade, matar a sede dos seus moradores, garantindo a criação do gado e demais animais de médio e pequeno porte. E também a pesca artesanal que se configura uma alternativa sustentável e saudável na alimentação dos moradores.

fonte: http://www.fetarn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário