quarta-feira, 1 de junho de 2011

Produtores rurais de sete estados participarão das negociações e programação científica da Expofruit

A edição 2011 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), que será realizada no período de 8 a 10 deste mês, reunirá, em Mossoró, produtores rurais de diversas regiões do país. Caravanas de sete estados, coordenadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já confirmaram participação no evento.
Os grupos participarão de toda a programação da feira, com o objetivo de realizar negócios e aprimorar conhecimentos acerca de novas técnicas de produção. Participarão da programação científica da Expofruit representantes dos estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Bahia e Pará, e produtores de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
Ao todo, serão mais de 300 produtores que, além de exporem os produtos característicos de cada região, terão acesso a minicursos, clínicas tecnológicas, rodadas de negócios, palestras e seminários realizados durante os três dias de feira.
Para o gestor de fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho, a integração entre os produtores das diversas regiões do país favorece o crescimento e fortalecimento da fruticultura, motivado, especialmente, pela troca de experiências exitosas.
"A vinda das caravanas proporciona momentos enriquecedores para a fruticultura. Os produtores têm a oportunidade de trocar experiências, e isso é muito positivo. Negócios são realizados, e a fruticultura se fortalece", avalia Marinho.
No período da Expofruit, os visitantes conhecerão o trabalho dos produtores de melão da comunidade Pau Branco, que, após conquistarem a certificação em Comércio Justo (Fair trade), passaram a exportar melão para diversos países da Europa. "Esse tipo de experiência motiva os demais produtores a buscarem aprimorar os conhecimentos e alternativas para melhorar a produção e comercialização de seus produtos", acredita Franco.
A Expofruit, o maior evento da fruticultura do Rio Grande do Norte, que traz como tema "A fruticultura sustentável deixa o mundo mais saudável", é realizada através de parceria entre o Sebrae-RN e o Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex).
 
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário