segunda-feira, 30 de maio de 2011

ENSILAGEM DE GIRASSOL E SORGO EM MARCELINO VIEIRA - RN


Realizou-se no dia 26 de maio de 2011 o início das atividades sobre conservação de forragem no Município de Marcelino Vieira - RN. Esta atividade  foi apoiada pela JICA (Agência de Cooperação Internacional Japoneja), EMATER e Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, tendo como objetivo reralizar uma demostração sobre a ensilagem do girassol e sorgo apresentando mais uma alternativa para a alimentação animal no município. O uso de silagens para a alimentação de animais nos períodos de carência alimentar, bem como para a engorda de animais tem se tornado prática comum entre os pecuaristas. O sorgo e o girassol representam importantes alternativas para a alimentação animal na nossa região, uma vez que são culturas de elevado potencial de produção, aptas à produção de silagem de elevada qualidade e quando comparadas ao milho, forrageira padrão para ensilagem, apresentam menor exigência hídrica e maior adaptação a uma ampla faixa de condições edafoclimáticas.
No caso da produção do girassol, esta oscila entre 12 a 48 t/ha de matéria natural ou, aproximadamente, 4 a 11 t./ha de matéria seca para colheitas em estádio de completa maturação da planta. A identificação do ponto ideal para ensilar o girassol é o fator mais importante na determinação da qualidade da silagem, o qual corresponde àquele em que a parte posterior do capítulo adquire coloração amarelada, brácteas castanho-claras, as folhas baixeiras já murchas ou secas e os grãos, quando pressionados, apresentam certa resistência. Neste momento, as plantas atingem a maturação fisiológica, ou seja, estão com 30% de matéria seca.   A ensilagem nesse estádio tem produzido silagens com teor de matéria seca entre 26% e 30%, cerca de 10% de proteína bruta e coeficiente de digestibilidade da matéria seca por volta de 50%. Em relação ao sorgo, a sua silagem é um pouco menos nutritiva do que a silagem de milho, no entanto, apresenta algumas vantagens para a sua produção em regiões com baixa precipitação, que são: maior resistência à seca e a capacidade de rebrota. Essas características fazem com que o sorgo supere o milho do ponto de vista de produção por área, compensando dessa forma o seu menor valor nutricional. O ponto de colheita ideal do sorto para a silagem é quando os grãos encontram-se farináceos.  Sua produção gira em torno de 40 t/ha, além de sua precocidade em relação a outras culturas, como é o caso da cultivar Ponta Negra, a qual tem sido produzida na nossa região. 
A técnica de ensilagem utilizada foi o silo de superfície, o qual é indicado para o preparo de silagem em pequenas e médias propriedades agrícolas, particularmente as de base familiar, para o armazenamento de quantidades maiores que 10 toneladas de forragem. O silo foi alocado  próximo à área de produção da forragem sem  a necessidade de construções rurais, utilizando lonas plásticas com espessura de 200 micras para forragm do local e cobertura  do  material processado. O local escolhido apresentava  um pequeno declive e não estava sujeito a encharcamento, conforme indicação dos órgãos de pesquisa. Estiveram presentes trabalhadores de diversas comunidades do município, além de técnicos da Emater de Umarizal (Rogério Martinelli e Beto), Pau dos Ferros (Miguel Giordado - Coordenando as atividades de ensilagem), Marcelino Vieira (Junior Barbosa e Miguel Cavalcante) e assessores da Jica (Ana Kojima).  
Informamos ao produtores da região que encontra-se disponível uma ensiladeira de propriedade da EMATER para utilização no município, sendo que os interessados deverão procurar o escritório local para efetuar o agendamento do equipamento.


Texto: Junior Barbosa
Analista de Extensão Rural
EMATER - RN









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário