Prefeitos e agricultores familiares de todas as regiões do Rio Grande do Norte participam, na próxima quinta-feira (26), do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA (Compra Direta Local) versão 2011. O evento acontecerá às 15 h, no auditório da Emater-RN, Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal. Nessa fase o projeto disponibiliza R$ 6,9 milhões promovendo ocupação e renda para os pequenos produtores de 140 municípios do Rio Grande do Norte.
O Compra Direta é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), prefeituras municipais, outras instituições e executado pela Emater-RN. Os recursos financeiros, já garantidos pelo MDS com contrapartida do Governo do Estado, são programados para o período de junho de 2011 a abril de 2012.
Segundo a coordenadora de planejamento e execução da Emater-RN, Maria Leonice de Freitas, objetivo geral do PAA é adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares, que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que se destinem ao atendimento das demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas socais no Rio Grande do Norte.
Leonice Freitas ressalta que o compra Direta é a garantia à alimentação para pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar e nutricional, fortalecendo a agricultura familiar, gerando trabalho e renda no meio rural, além de promover o desenvolvimento local com o escoamento da produção para consumo no entorno da região produtora.
Os alimentos naturais e manufaturados, de origem vegetal e animal, são encaminhados aos estabelecimentos de ensino, creches, hospitais e instituições sócio-assistenciais em cada município onde se deu a comercialização devidamente cadastrados e acompanhados pelos extensionistas rurais da Emater-RN.
Por Antônio Sales
Contatos:
Visite http://www.emater.rn.gov.br// e conheça nossas publicações, matérias e vídeos do TV Rural sobre a agricultura familiar do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário