terça-feira, 10 de maio de 2011

Sangria do açude Pataxó e da barragem Armando Ribeiro recua

Boa notícia para os municípios da região do Vale do Açu. O nível de sangria do açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, e da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada em Itajá, recuou nesta segunda-feira, 9.
No final de semana, esses dois reservatórios receberam muito água e a sangria dos dois subiu bastante.
O açude Pataxó teve uma lâmina de água de 30 centímetros no sábado passado, 7, enquanto que a sangria da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves bateu o recorde do ano no domingo, 8, chegando a 95 centímetros durante a tarde.
Porém, na tarde de ontem, o açude sangrava com "apenas" 5 centímetros, enquanto que a barragem registrava sangria de 86 centímetros.
A previsão para esta terça-feira, 10, era de sangrias ainda menores, já que não chovia na região dos dois reservatórios.
Mesmo com a água recuando, as famílias que foram expulsas pela água em Ipanguaçu ainda não puderam voltar para suas casas.
A preocupação da Prefeitura é com novas chuvas e conseqüente aumento do nível dos reservatórios. "A tendência é que todas as famílias que se encontram em abrigos ou em casas de parentes retornem para suas residências apenas no mês de junho", declarou o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, lembrando que a previsão é de muitas chuvas no Rio Grande do Norte neste mês de maio.
Enquanto isso, o Município está orientando à população a não ter contato com a água que desceu do açude. Exames realizados em amostras de água colhidas em vários pontos de alagamentos demonstraram alto índice de contaminação, especialmente por coliformes fecais.
A secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, alertou que o contato com a água pode acarretar doenças, como diarreia e febre tifoide. "Independente da idade, qualquer um pode ficar doente. Por isso, deve-se evitar qualquer contato com essas águas das enchentes", afirmou Sumaira, lembrando que os pais devem redobrar o cuidado com as crianças.
 
Fonte: http://www.defato.com/estado.php#mat2

Nenhum comentário:

Postar um comentário