sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quatro em cada dez brasileiros têm algum tipo de financiamento.



Antes de parcelar, é preciso fazer algumas contas. Veja como é possível controlar seu orçamento. Os dados são do Instituto Ipsos, a pedido da Federação do Comércio do Rio. Uma pesquisa com 1.000 famílias de 70 cidades brasileiras revela que 40,9% das mulheres financiam suas compras. E mais da metade (51,5%) compra artigos de vestuário (29,6%) e eletrodomésticos (21,9%).O risco é o acúmulo de contas pra pagar. Assunção tem oito cartões de crédito e não faz nem ideia de quantas prestações se escondem em tantas faturas. Pra não perder o controle do orçamento e acabar se endividando, os economistas têm muitas recomendações: a mais importante é anotar numa lista todos os seus parcelamentos. E tomar muito cuidado: a soma de todas as suas dívidas num mês não pode ultrapassar 30% do seu salário. A compra por impulso é o grande problema, é o grande vilão do endividamento. “As pessoas pensam assim, ‘ah, eu trabalhei, eu ganhei o meu dinheiro, eu mereço, vou me dar isso de presente’. E aí, vai uma besteirinha ali, um gastozinho lá, e quando você se dá conta você está completamente endividado”, diz Gilberto Braga, economista. Pra evitar que as contas virem uma bola de neve, vale tirar o pagamento do cartão de crédito do débito automático. Assim você terá mais noção de quanto está gastando. E é preciso planejar as compras. Veja aqui outras dicas e explicações sobre dúvidas bancárias em geral e como controlar seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário