quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assistentes sociais protestam contra o ensino à distância

Com o tema “Educação não é fast food. Diga não ao ensino à distância em Serviço Social”, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em parceria com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESSs) e a Executiva Nacional de Estudantes (ENESSO), iniciou no dia 15 deste mês uma campanha contrária ao ensino à distância na área, conforme informou a diretora da Faculdade de Serviço Social da UERN (FASSO), dra. Telma Gurgel.
Segundo ela, a campanha será marcada por mobilizações. Dentro da programação, hoje, às 15h, será realizada uma reunião com alunos do ensino à distância. O encontro ocorrerá na sede do Sindicato da Previdência Social (SINDIPREVS).
Ontem, as estudantes do curso de Serviço Social participaram de um debate sobre o tema na Uern e no dia 3 será realizado um ato no Centro da cidade. A concentração será no Largo da Catedral, às 16h, de onde os presentes sairão em caminhada para a Praça da Independência (Praça do Mercado).
“A grande questão é que desde que surgiu o ensino à distância em Serviço Social a gente combate, porque é uma incompatibilidade”, afirma Telma Gurgel.
Ela informa que existe uma pesquisa que demonstra que as instituições que oferecem esse tipo de formação não contam com a mínima estrutura necessária, não seguem as grades curriculares e nem exigem o estágio, que é obrigatório para a formação do profissional na área. “E essas pessoas não vão receber o diploma”, diz Telma Gurgel.
A professora comenta que se trata de uma maquiagem por parte do Governo Federal, cujo objetivo é fazer com que o número de matrículas no ensino superior aumente, medida que já vem sendo colocada em prática através de programas como o Prouni e Reune.
Em nível nacional, Telma Gurgel informa que várias gestões foram realizadas e a categoria conseguiu, inclusive, o fechamento de vários cursos.

Fonte: Gazeto do Oeste
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário