A equipe de extensão rural da EMATER de Marcelino Vieira tem intensificados os trabalhos de acompanhamento da cultura de girassol para a safra de 2011. Em visita a zona rural no final de janeiro, foram cantactados 32 trabalhadores rurais no sentido de verificar se as exigências em relação a adubação orgânica foi cumprida como exigido. Foram visitados as comunidades da Vaca Morta, Coito, Fechado, Panati, Salgadinho, etc. Parte dos trabalhadores cumpriram com as exigências e outras não conseguiram realizar a adubação orgânica como indicado. Este fato pode diminuir a produção já que o girassol requer uma adubação de pelo menos 5 toneladas de esterco bovino por hectare. Mesmo com algumas restrições, conseguimos aproximadamente 20 hectares a serem plantados com a cultura no município, com uma produção estimada de 12 toneladas. Nas visitas também foram repassadas orientações sobre o manejo da cultura, principalmente sobre espaçamento, densidade de plantio, desbastes etc. Também foi feito um teste de germinação alcançando de 75% de sementes viáveis, o que garente assim a utilização das sementes recebidas pela EMPARN. Também foi organizado um folder com uma linguagem de fácil comprensão sobre a cultura do girassol, no sentido de aproximar as informações técnicas do trabalhador rural.
Esta iniciativa faz parte do plano de ações a serem implementados no sentido de garantir a instalação da extratora no Município, consolidando assim definitivamente a cultura do girassol em Marcelino Vieira. Esta extratora vem através do convêncio JICA (Agência de Cooperação Internacional Japonesa) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, viabilizando a cadeia do girassol, fornecendo ao município e a região, uma gama de produtos como: torta de girassol, casca e o oléo (produção do biodiesel e óleo extra virgem para o consumo humano). Além de fornecer até 40 toneladas de matéria verde por hectare, com aproximadamente 21% de proteína bruta, garantindo forragem de excelente qualidade para os rebanhos leiteiros.
As etapas seguintes do plano de manejo serão: acompanhamento do plantio, controle de pragas e doenças, adubação, desbastes e a preparação de um tipo de adubo foliar denominado de supermagro que será distribuído entre os produtores. Todas estas ações serão organizadas pela EMATER local com o apoio da JICA, mas nada será possível sem a participação efetiva dos trabalhadores e dos cooperados, garantindo assim a viabilidade efetiva das ações organizadas pelos diversos parceiros.
Também está sendo organizado um grande evento a ser realizado no dia 10 de fevereiro de 2011 em Lucrécia, com o nome: GIRASSOL - Uma alternativa sustentável para o semi-árido no seguinte endereço: Ginásio Poliesportivo Lavosier maia Sobrinho—LAVOSÃO, Rua Vereador José Evaristo, No. 306 - Centro. O evento contará com a participação da nova diretoria da EMATER, Secretaria da Agricultura, JICA, Extensionista dos escritórios locais, trabalhadores e trabalhadoras rurais, cooperados e demais autoridades dos municípios de Lucrécia e Marcelino Vieira.
Contamos também para esse evento com o extraordinário grupo de teatro "AMIGOS DA ARTE" (Marcelino Vieira), este grupo tem grande destaque nos eventos locais e vai especialmente representar a cultura da nossa região. Desde já convidados a toda comunidade a está presente neste evento e informamos que sairá um ônibus cedido Prefeito José Ferrari de Marcelino Vieira, este ônibus está a disposição de toda a cumunidade vieirense que queira prestigiar este evento.
Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo
Nenhum comentário:
Postar um comentário