sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Risco de assoreamento // Cratera ameaça rio Pitimbu



Uma grande cratera no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal é a mais nova imagem da erosão que ameaça assorear as margens do rio Pitimbu. O buraco mede aproximadamente 10 metros de profundidade por 30 metros de largura e estende-se por cerca de 100 metros de comprimento. As fortes chuvas do início ano que, por declive, escorrem das ruas do bairro em direção ao leito do rio, fizeram aumentar a cratera, levando não apenas lixo e areia para o leito do rio, mas também medo à comunidade que teme um acidente mais grave. Os pontos de erosão que ameaçam o rio Pitimbu estão preocupando o Ministério Público que ontem esteve no Planalto para analisar a situação e pedir providências urgentes à Prefeitura de Natal.
De acordo com os moradores da área o problema ocorre todos os anos durante o inverno e Prefeitura faz o aterramento do local. "Mas esse ano não fez o aterramento que também é uma medida paliativa. Nas primeiras chuvas, a ferida volta a abrir e a levar lixo e entulhos para o rio", disse o morador Jessino Primo que há oito anos mora no local e já presenciou acidentes com animais e até com pessoas.
Os moradores dizem que uma das poucas providências tomadas pela prefeitura foi fixar uma cerca de arame no ponto mais alto do buraco para evitar acidentes, mas a cerca foi arrancada pelas águas. Lá embaixo, o retrato das agressões ao Pitimbu é evidente. No buraco, é grande a poluição por meio da "língua negra" de poluentes e de sacos de lixo e outros materiais que que descem até o leito do rio através da correnteza, cuja lâmina d'água chega aos 40 centímetros de profundidade.
Para o promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado, que esteve ontem no local, o problema tem sido provocado pela falta de drenagem das águas pluvias das ruas do bairro do Planalto. Ele informou que ano passado fez uma vistoria no local, identificou o problema e cobrou da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrtura, as obras de drenagem e saneamento do local. A Semopi havia assumidoo compromisso de realizar a obra até o final do ano passado .

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/02/18/cidades9_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário