quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMBATE À DENGUE - RESPONSABILIDADE DE TODOS


A Emater de Marcelino Vieira vem através do seu corpo técnico contribuir com a campanha contra a dengue no município. Informamos que com a chegada das chuvas aumenta o nível de infestação desse inseto, sendo necessário um tomada de medidas no sentido de evitar a proliferação do mosquito. A melhor maneira para se combater a doença é evitar a procriação do seu agente transmissor o mosquito Aedes Aegypti, que é feita em ambientes úmidos que contenha água limpa  e parada. Atualmente Marcelino Vieira vem sofrendo com alguns casos isolados desta doença, mas é necessário vigilância por parte das autoridades competentes, principalmente por parte da Secretaria Municipal de Saúde que juntamente com os agentes de endemias vem realizando um bom trabalho de prevenção, mas só terá um resultado satisfatório se houver uma participação efetiva da população. O processo de transmissão se dá pela picado mosquito infectado com o vírus. Este mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas da dengue são: febre, dores de cabeça, dores pelo corpo e dores por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode apresentar dores nas juntas e manchas vermelhas na pele. A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros e deve engerir líquidos em abundância. O mosquito procura geralmente lugares com água acumulada para colocação dos seus ovos, como: pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de plantas, caixas d'água destampadas,como também, lixo acumulado que contenha qualquer material que possa acumular água.
O combate a dengue pode se tornar um rotina diária, um hábito saudável a ser praticado todos os dias. Não podemos relaxar porque os ovos do mosquito da dengeu continuam vivo por até um ano. Se a gente não combater a dengue todos os dias esse problema vai continuar.
Não deixar água acumulada e´o jeito mais eficiente de combater a dengue. Mas não basta fazer a sua parte se o seu vizinho não fizer a dele. Por isso, estimule a participação de toda a sua comunidade. Não esqueça de verificar se em sua casa tem algum objeto que possa virar criadouro.
Todos nós estamos convocados a combater esta doença!!!!!!!!!!

Texto:
Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo
Suiann Rosângela
Assistente Social



Nenhum comentário:

Postar um comentário