quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PLANO SAFRA DO GIRASSOL PARA O ANO DE 2011



Após os dois seminários sobre o desenvolvimento da cultura do girassol no município de Marcelino Vieira -RN, abrimos a perspetiva para a safra 2011 e já contamos com a adesão para o plantio de girassol de mais de 30 agricultores de diversas comunidades do município com uma área de 20 ha a serem plantados. Através de um acordo entre os parceiros do projeto, conseguimos viabilizar o corte de terra, a adubação com boro, a distribuição das sementes, o empréstimo das matracas e a assessoria técnica da emater local. Para o plantio esta sendo feito o cadastramento dos produtores  interessados diretamente no escritório local da EMATER ou com o Sr Mauro Jorge na Sede da FM Vitoria aqui em Marcelino Vieira, este traballho tem como finalidade levantar a demanda de material a ser distribuido no período de plantio.
 A partir do início do inverno, que de acordo com as previsões da EMPARN serão de chuvas regulares, serão agendados os cortes de terra para o plantio. Está sendo exigido por parte da equipe técnica da EMATER a adubação orgânica em substituição a adubação química, sendo necessário a distribuição de 5 toneladas de esterco bovino por ha, ou aproximadamente 20 carroças a tração animal. Este material deve ser distribuido com atencedência de no mínimo 30 dias, sendo feito a lanço, antes da gradagem para que o material seja incorporado de maneira satisfatório no solo.
A variedade a ser plantada é a Catissol fornecida pela EMPARN, o que em condições de Semi-árido, produz aproximadamente em regime de sequeiro em torno de 1200 kg/ha.
A assessoria técnica será feita pelo Engenheiro Agrônomo Junior Barbosa e pelo Técnico em Agropecuária Miguel Cavalcante e tem como finalidade garantir ao produtor sucesso em seu empreendimento, dando plena condição do manejo da cultura. Também informamos que a Cooperativa Agroindustrial está fazendo novos cadastros, quem se interessar pode entrar em contato pelos tel: 84-33852020.

Texto: Junior Barbosa
Engenheiro Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário